terça-feira, 5 de maio de 2009

Algumas lendas portuguesas...


Portugal tem muitas lendas e histórias interessantes, säo o reflexo da sua cultura e da imaginaçäo e história do seu povo.
Agora, para ficares a conhecer um pouco mais da tradiçäo oral portuguesa, vais pesquisar na internet algumas lendas de Portugal que vais publicar nos comentários! Bom trabalho!

Esta é a lenda do Galo de Barcelos. Lê-a com os teus colegas!

A Lenda do Galo de Barcelos narra a intervenção milagrosa de um galo morto na prova da inocência de um homem erradamente acusado.

Segundo a lenda, os habitantes de Barcelos andavam alarmados com um crime, do qual ainda não se tinha descoberto o criminoso que o cometera. Certo dia, apareceu um galego que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo, apesar dos seus juramentos de inocência, que estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela, em cumprimento duma promessa.

Condenado à forca, o homem pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos. O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e exclamou: "É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem."

O juiz empurrou o prato para o lado e ignorou o apelo, mas quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. O homem foi imediatamente solto e mandado em paz.

Alguns anos mais tarde, o galego teria voltado a Barcelos para esculpir o Cruzeiro do Senhor do Galo em louvor à Virgem Maria e a São Tiago, monumento que se encontra no Museu Arqueológico de Barcelos.

domingo, 3 de maio de 2009

Tipos de Texto


Há muitos tipos de texto e podem ser utilizados em contextos diferentes, como aprendeste ao longo das últimas aulas. Todos sabemos que escrever um correio electrónico a um amigo não é o mesmo que escrever uma reclamação num supermercado, por isso, e para que possamos praticar a escrita em língua portuguesa, vamos escrever vários exemplos de tipos de texto. Imaginaremos as situações e escrevê-las-emos nos comentários! Bom trabalho!