domingo, 3 de maio de 2009

Tipos de Texto


Há muitos tipos de texto e podem ser utilizados em contextos diferentes, como aprendeste ao longo das últimas aulas. Todos sabemos que escrever um correio electrónico a um amigo não é o mesmo que escrever uma reclamação num supermercado, por isso, e para que possamos praticar a escrita em língua portuguesa, vamos escrever vários exemplos de tipos de texto. Imaginaremos as situações e escrevê-las-emos nos comentários! Bom trabalho!


6 comentários:

Anônimo disse...

Ex.mos senhores:
Tenho o prazer de os informar que irâo receber os 3 kilos de bacalhau que recibi ontem, porque nâo estâo em boas condiçôes. Em troca quero receber 30 litros de vinho de uma boa marca que vocês me recomendem, porque eu quero ficar bem com os clientes, a quem eu vou oferecer.
Os melhores cumprimentos.
Emma

Anônimo disse...

Olá Tânia, que tal vai a vida? Eu espero que tudo bem. Eu tive um fim-de-semana muito especial, porque na quinta-feira estive em Cáceres a ver um filme com o meu namorado e depois do filme eu comvidei-o para jantar no "pans and company" porque estivemos a buscar um restaurante mas nao o encontrámos. Mas divertimo-nos muito, o local era muito giro. Depois na sexta-feira e no sábado foi trânquilo, mas ontem foram as cruzes de Valencia de Alcántara e eu pedi ao meu pai que me levasse. Eu convenci-o e estive até à meia-noite e meia! Mas valeu a pena, porque eu passei um bom dia.bom, espero ver-te em breve porque já tenho vontade te ver.
Um beijinho.
Aida

Anônimo disse...

UMA CARTA DE APRESENTAÇAO PARA UM EMPREGO

Ex.mo senhores:
Eu chamo-me Luisa Maria de Camoes e estive em Espanha a trabalhar num centro comercial de Madrid, também trabalhei como empregada de mesa.
Eu estudei até ao Ensina Secundário Obrigatório mas agora estou a fazer um curso de Restaurante e Bar em Lisboa.
Eu tive de deixar os outros empregos por motivos pessoais e nao por despedimento.
Acho que sou uma boa trabalhadora e que nao vao arrepender-se de contratar-me.
Obrigado por ler a minha carta de apresentaçao,despeço-me com os melhores cumprimentos.
Luisa Maria de Camoes

Anônimo disse...

Excelentíssimos senhores:
No passado mês de Julho eu comprei uma torradeira no vosso supermercado e nao estou satisfeita. Enganaram-me no preço. Punha que era mais barato do que o comprei e por este motivo é que estou a reclamar. Quando cheguei a minha casa é que dei conta e vi o preço que nao estava correcto.
Espero a vossa resposta,se nao ver-me-ei na obrigaçao de tomar outro tipo de medidas.
Os melhores cumprimentos

Anônimo disse...

Senhores e senhoras, temos o prazer de o convidar para o lanÇamento do próximo livro de José Saramago, no próximo dia 24 de Abril,junto com apresentaÇaodo do filme de Pedro Almodovar "Os abraÇos rotos" o acto terá lugar no Palácio de Sintra às oito da tarde.
Primero terá lugar uma recepÇao por parte dos meios de comunicaÇao, do autor, do realizador de cinema, pelo ministro da cultura.Finalizaremos o acto com um jantar,esperamos que venha e, por favor, avise com antecedência.

Anônimo disse...

Para Fazer Bacalhau Dourado

Primeiro devemos conseguir os ingredientes. Compramos o bacalhau e esmigalhas o mesmo. Tiras algumas espinhas, as maiores, depois coratas batatas no tamanho que desejes e poes o bacalhau e as batas a fritar, tudo junto num pouco de azeite.
Cinco minutos mais tarde, deves utilizar quatro ovos. Podes bater os ovos, ou nao, como desejes.
Depois deitas sal, à justa porque muito nao é bom, e depois deves dar volta a tudo junto até estar cozinhado.

Pilar Calero