terça-feira, 30 de setembro de 2008

Apresentação


Olá! Eu chamo-me Rita Pereira. Nasci em Lisboa no dia 3 de Janeiro de 1984. Sou actriz, estudei e fiz o curso de actor na Escola Superior de Teatro de Lisboa, e trabalho num canal de televisão chamado TVI. Sou solteira mas tenho um namorado, o Angélico. Moro na Rua 25 de Abril, 43, 3º Dto, 1100-110 Almada. O meu número de telemóvel é o 966457389 e o meu e-mail é ritap@sapo.pt.


Agora é a tua vez! Abre a janela dos comentários e escreve a tua apresentação em português!

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O que é isso de "Forcados"?

Os forcados são grupos amadores de vários homens que numa corrida de touros pegam o touro. Quando se executa uma pega, oito homens entram na arena, o primeiro é o forcado da cara; os outros sete ajudam-no a imobilizar o touro, havendo um (o rabejador) que segura no rabo do touro, para provocar o seu desequilíbrio e para quando os seus companheiros o largarem este não invista sobre eles.

A Origem dos Forcados

Em 1836, no reinado de D. Maria II, foi decretado a proibição da morte dos toiros na arena, para remate da lide dos cavaleiros, passou-se a pegar o toiro.

Foi assim que no século XIX teve formalmente origem a existência dos forcados como conhecemos nos dias de hoje.

Descendem directamente dos antigos Monteiros da Choca, grupo de moços que, com os seus bastões terminando em forquilha ou forcados, defendiam na arena o acesso à escadaria do camarote do Rei, que com o decreto de D. Maria II passaram a ser eles a pegar o toiro, evoluindo o nome de Monteiros da Choca, para Moços de Forcado ou simplesmente Forcados.

A pega já se praticava sem galardões de espectáculo e a sua técnica seguramente já era conhecida mas como tudo sofreu algumas alterações até aos dias de hoje.

Depois da reunião do primeiro elemento com o touro, cabe aos ajudas a tarefa de imobilizar o touro para que a pega se considere realizada.

O rabejador é o responsável por rematar a pega.

Os Grupos

Existem 58 grupos de forcados, sendo 55 Portugueses, 2 Norte-Americanos (Califórnia) e um Mexicano (Cidade do México).

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Como foram as tuas férias?

Lê o texto do João e fica a saber um pouco mais como ele ocupou suas férias do Verão.

Estas férias grandes afinal foram muito curtas. Como não tive notas muitos boas, os meus pais decidiram que teria que trabalhar no nosso bar durante todo o Verão. Foi um pouco chato, pois foram vários dias a servir cafés, vender gelados e bebidas, mas apesar de tudo, como o nosso bar é perto da praia, na região do Algarve, conheci muita gente. Fiz muitos amigos como a Ana, o Chico, o Zeca, o Toni e a Zézinha. Esta malta era espectacular e, sempre que podia, na hora do meu descanso, ia ter com eles à piscina e divertiamo-nos muito! Esta foi a melhor parte das minhas férias! Depois do trabalho, os meus pais obrigaram-me a ir a explicações de inglês e matemática (para além de trabalhar ainda tive de estudar!) e para o ano vou aplicar-me mais. Não quero nunca mais ter umas férias assim! Estudar compensa!

Já vimos que as férias do João podiam ter sido melhores. E as tuas? Escreve um pequeno texto e conta-nos as tuas aventuras de Verão? (usa os tempos verbais mais indicados!)

Início do Ano Lectivo 2008-2009 no I.E.S. Loustau-Valverde

Bem-vindos caros amigos para mais um ano lectivo de língua portuguesa!
Apesar de terem praticado muito durante essas férias :-), temos de voltar a trabalhar o nosso português!
Votos de bom ano e bom trabalho para todos?