domingo, 25 de novembro de 2007

E tu? Conta-nos o que mais gostaste da excursão? Quem não foi pode fazer sugestões para as próximas actividades

Mais fotografias da excursão (Guarda-as no teu computador!)











Alunos “extremeños” de português visitam Campo Maior


No passado dia 23 de Novembro, os alunos de língua portuguesa do I.E.S Loustau-Valverde de Valencia de Alcántara visitaram a vila portuguesa de Campo Maior, onde puderam desfrutar do Museu do Café (propriedade do grupo empresarial luso “Novadelta”), como também da Adega do mesmo grupo.
A caminho de casa, de volta a Valencia de Alcántara, o grupo também pôde visitar a barragem do Caia, um local de eleição para a prática de desportos náuticos ou, simplesmente, para passar um bom momento em contacto com a natureza.
A actividade foi promovida pelo departamento de português deste instituto estremenho e contou com a presença de mais de quatro dezenas de alunos (de níveis académicos de distintos). A motivação dos alunos foi evidente, demonstrando bastante interesse e, acima de tudo, tentado comunicar e interagir na língua de Camões.
O resultado foi muito positivo, deixando no “ar” a vontade de voltar e poder estar mais algum tempo por estas terras raianas. No entanto, há que destacar o esforço e dedicação de todos os envolvidos neste projecto (alunos, professores e, principalmente, os responsáveis e funcionários do grupo “Novadelta”) que possibilitaram a estes estudantes de português uma experiência que lhes ficará certamente na memória.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

MUSEU DO CAFÉ- Excursão a Campo Maior, dia 23 de Novembro de 2007


Onde e o que é o “Museu do Café”?
Na Herdade das Argamassas, coração industrial da “Delta Cafés”, em Campo Maior, podemos encontrar o Museu do Café,
Aqui podemos conhecer todo o percurso do café, desde a planta até à chávena, a história geográfica da sua plantação, a evolução do consumo do café no mundo, o papel de Portugal na história do café e o contributo da empresa Delta para os elevados padrões de exigência da população portuguesa.
A história do café no mundo e, em Portugal, a história de Campo Maior ligada ao café e a história da “Delta Cafés” interligam-se ali num espaço de conhecimento e de cultura raiana.