domingo, 28 de outubro de 2007

Um e-mail do Simão


Olá Cristiano!
Finalmente, o campeonato vai começar! Já estava farto do período de férias e já quero voltar a jogar à bola a sério! Vou ter um novo treinador pois vou jogar para um clube em Espanha, o Atlético de Madrid! Vou deixar o Benfica e tenho muita pena! Não vou trabalhar com o José António Camacho, esse grande treinador! Mas não faz mal! Amanhã, vou saber a lista dos convocados para o primeiro jogo do campeonato e sei que vou estar na lista! Se não estiver convocado, vou trabalhar ainda mais, podes ter a certeza!
Agora tenho de me ir embora, pois ainda vou treinar hoje à tarde! Amanhã vou ter um dia de muito trabalho, pois tenho treino pela manhã e pela tarde e, entre as sessões, vou procurar uma casa para mim e a minha família aqui em Madrid! Não vou continuar neste hotel! É muito ruidoso!
Tchau e um grande abraço!
Simão Sabrosa


AGORA TU! ESCREVE UM E-MAIL A UM AMIGO TEU E DIZ-LHE O QUE VAIS FAZER NOS PRÓXIMOS DIAS (USA A IMAGINAÇÃO)!

Particípios passados duplos no português

Segundo alguns estudiosos da língua portuguesa (como por exemplo Morais Barbosa), podem existir particípios passados duplos, podendo ser precedidos pelos verbos “ter” e “ser”.

Com o verbo “ter” é evidente na voz activa (tenho pagado, tens envolvido, tem imprimido) e com o verbo “ser” na voz passiva (fui pago, foste envolto, foi impresso) e, também, em empregos propriamente adjectivais (está entregue, fica aceso, parece extinto).

Vê os exemplos desta curta lista.

1ªConjugação

(ter)

(ser)

aceitar

aceitado

aceite

entregar

entregado

entregue

expulsar

expulsado

expulso

ganhar

ganhado

ganho

gastar

gastado

gasto

juntar

juntado

junto

limpar

limpado

limpo

matar

matado

morto

pagar

pagado

pago

soltar

soltado

solto

2ª Conjugação

acender

acendido

aceso

escrever

escrevido

escrito

prender

prendido

preso

3ªConjugação

abrir

abrido

aberto

imprimir

imprimido

impresso

domingo, 7 de outubro de 2007

"4 Taste"


Os “4Taste” são membros de uma banda portuguesa formada na série da TVI “Morangos com Açúcar”.
É constituída pelos jovens músicos Luke D'Eça, Francisco Borges, Nelson Patrão e David Gama, que interpretam as personagens de Ed, Jota, Link e Sérgio na série, respectivamente.
O nome “4Taste” assenta no facto de se tratarem de quarto artistas com gostos, ou "sabores" (tastes no inglês) musicais distintos. Na série, foi a personagem Ed quem deu o nome à banda em honra dos seus quatro membros e porque o projecto tem para ele "um sabor especial".