segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

O dia a dia... E como é o teu?


"O Ricardo levanta-se muito cedo, lava-se e toma o pequeno-almoço. Apanha o autocarro e mais tarde o metro e chega ao emprego. Depois do trabalho ele regressa a casa e come todos os dias no restaurante, porque ele trabalha muito e depois fica muito cansado e quando chega a casa, ele não tem tempo para fazer o jantar.
Ele janta no restaurante “O Peixe Frito” porque conhece o Sr. Lopes que cozinha sempre muito bem. Ele bebe vinho branco e no fim come uma sobremesa porque ele é muito guloso. O Ricardo regressa a casa e deita-se".

Nos comentários, diz-nos como é o teu quotidiano?

sábado, 27 de janeiro de 2007

Um pouco de história...

Valencia de Alcántara partilha com Marvão e Castelo de Vide uma história de tolerância religiosa, tendo chegado a acolher, pelo menos até ao decreto de expulsão dos judeus, em 1492, comunidades de muçulmanos, cristãos e judeus. Por ironia do destino e, apesar da crueldade da História, o legado deste povo pode ainda hoje ser apreciado no Bairro Gótico, constituindo uma das principais atracções turísticas da região. Consiste num conjunto de duas dezenas de ruas sinuosas, com mais de 200 habitações bem preservadas e uma antiga Sinagoga provavelmente sefardita.

O Castelo encravado quase no centro da cidade, restaurado nos anos 90 e transformado em Biblioteca, Arquivo Municipal e Centro de Novas Tecnologias, assim como a Igreja de Nossa Senhora de Rocamador devem ser visitados. Esta última constitui um belo exemplar do Gótico e Neoclássico, escolhido, em 1497, para cenário do casamento de D. Manuel de Portugal com D. Isabel, filha dos Reis Católicos.

Entrega dos trabalhos "en retraso"!


Amigos do 1ºBachillerato, já passou a meia-noite. Só ainda tenho dois trabalhos. Não esperava este atraso. Ainda podem enviar o trabalho. É MELHOR ENVIAR COM ATRASO DO QUE NÃO ENVIAR!

Peniche


Eu gosto muito de Peniche porque há lá uma praia muito bonita, com muita costa e umas ondas muito grandes. Também gosto muito das praias de Peniche porque há muitos pescadores e eu gosto muito da pesca. Os barcos que há na costa são muito grandes.
O Cabo de Roca é muito bonito e tem muitos visitantes. Também há um lugar para fazer campismo e um hotel que tem até campo de golfe. Perto dos barcos e dos pescadores estão sempre as gaivotas que são uns pássaros que eu gosto muito. Devido a isto, eu gostei muito de Peniche ainda que não gostei da comida porque eu não gosto de peixe. Há a destacar que as pessoas de Peniche são muito agradáveis.

Javier Márquez Ballesteros 1º Bach A

Lisboa e Nazaré


Eu gostaría de visitar Lisboa. Quando fui a Lisboa não vi o metro mas agora gostaria de vê-lo. Tambén a praia é muito bonita. Eu gosto muito de Lisboa!
A minha cidade favorita é a Nazaré. Ali eu como muito bem, a praia é boa e o mar é muito violento e eu gosto do mar violento. Também gostaría de ir à Nazaré porque conheço um bar chamado “Olá Olá” que, pela noite, é uma discoteca muito gira, muito animada e com boa música. A gente é muito simpática, acolhedoras e agradáveis. O miradouro tem uma vista muito boa.


Javier Buenavida Rodríguez 1ºBach B

As meninas do 4º A e B


O grupo é pequeno mas cheio de vontade de aprender a língua de Camões. O português é importante e há mesmo quem pense em estudar filologia portuguesa.
Da direita para a esquerda: a Carmen, a Letícia ("a princesa"), a Maria e a Tânia.
P.S. As outras fotografias não ficaram com qualidade! Desculpem!

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

No Restaurante

Empregado de Mesa: Bom dia, aqui têm o menu com as nossas especialidades.
Cliente 1: Muito obrigado.
Cliente 2: Quais são os pratos do dia?
Emp.Mesa: Hoje temos como prato do dia Bacalhau Dourado, Filetes de Pescada e Bitoque com batatas fritas. Recomendo o bacalhau, que é especialidade da casa.
Cliente 2: Estou interessado no bacalhau. Quero meia-dose sem batata cozida, por favor.
Emp.Mesa: Com certeza. E o Senhor, já fez a sua escolha?
Cliente 1: Ainda não tenho a certeza. Como é acompanhado o Frango no Churrasco?
Emp.Mesa: É acompanhado com arroz, batata frita, salada e um ovo estrelado se desejar.
Cliente 1: Pois assim seja. Vou querer uma dose de Frango no Churrasco, se faz favor.
Emp.Mesa: Ora essa. E para beber, o que vão desejar?
Cliente 2: Eu vou beber uma garrafa de água, e tu, que vais beber?
Cliente 1: Apetece-me uma boa garrafa de vinho tinto, talvez do Alentejo, se tiver.
Emp.Mesa: Tenho uma reserva de 2002, da Adega do Redondo, que me diz?
Cliente 1: Pode trazer, que eu gosto.
Cliente 2: Quando estivermos a terminar, pode trazer como sobremesa um leite-creme e uma mouse de chocolate, como também duas bicas.
Emp.Mesa: Vão desejar algo mais?
Cliente 1: Não obrigado, agradecíamos que não demorasse muito, pois estamos com fome.
Emp.Mesa: Vamos tentar ser o mais breves possível com o vosso pedido. Muito obrigado.

sábado, 20 de janeiro de 2007

Camões




Luís Vaz de Camões (nascido provavelmente em 1524, pensa-se que terá morrido a 10 de Junho de 1580, actualmente feriado nacional e "Dia de Portugal, Camões e das Comunidades") é considerado o maior poeta de língua portuguesa e dos maiores da Humanidade. O seu génio é comparável ao de Virgílio, Dante, Cervantes ou Shakespeare. A epopeia "Os Lusíadas" é considerada por muitos a obra mais significativa e emblemática da literatura portuguesa. Também se destacou na lírica.
Lê este soneto sobre a complexidade do amor.

"Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.


É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?"



Alguns grupos de estudantes de português...

O grupo de "bachillerato" C e B. Da esquerda para a direita, a Marina, o Jorge, a Montaña, a Sandra, o Javier, a Eva e o Santos. Faltam os nossos amigos Javi e Patrícia!
O 4ºDiver, com, da direita para a esquerda, o Jaime, a Irene, o Álvaro, a Ines, o José e o Jesus.

O 2º A e B. Com a Clara, a Alba, a Eliana, o Joaquin, o David e o Ricardo (no centro sentado).



quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

O I.E.S. Loustau-Valverde

O I.E.S Loustau-Valverde foi um dos Institutos pioneiros do ensino da língua portuguesa por terras extremenhas, tendo essa experiência cerca de 17 anos. Para dar continuidade a essa tendência, o departamento de Língua Portuguesa, e os alunos desta disciplina, criou o presente blog como forma de divulgação do idioma, das actividades e como instrumento pedagógico.